Hifa Cybe

HIFA CYBE

Sindh Slider

Ano: 2021 – presente

Author: Hifa Cybe 

Research that studies the visual effects of psilocybin and how they can be reproduced through art to use neurostimuli for well-being.

Terapia Visual de Psilocibina  é um projeto que se divide em três experiências usando como base estudos sobre os efeitos visuais da psilocibina e seu poder terapeutico. 


A psilocibina é um alcaloide encontrado em fungos do gênero Psilocybe sp. e atua mimetizando os efeitos da serotonina e se dá no alcance de estados alterados de consciência na busca do divino e do autoconhecimento. Atualmente espiritualistas e cientistas vêm estudando na psilocibina uma experiência sobre as áreas mais profundas da psique, jamais alcançados em estados ordinários de consciência. Promissores estudos relatam potencial terapêutico da psilocibina no tratamento da depressão refratária e outros transtornos da mente e mostra uma ótima relação com a neurofarmacologia convencional – a psilocibina é capaz de realizar alterações nas conduções nervosas, abrindo espectro de possibilidades na psicoterapia assistida por psicadélicos. O que antes era somente espiritualidade, hoje, alia-se à ciência.

Os efeitos visuais da psilocibina incluem profundas alterações percéptuo-cognitivas como alucinações visuais e sensoriais, distorções auditivas, sinestesia, bem-estar, morte do ego (perda completa da noção subjetiva de identidade) e sugere aprendizados pois o enteógeno age como um guia psíquico. Essprojeto sugere que podemos expandir os estudos cognitivos da psilocibina, reproduzindo os efeitos visuais e criando neuro estímulos visuais, sensoriais e auditivos, a partir de estudos aplicados, que sugerem uma alteração de consciência como fim terapêutico.


Com o aumento crescente e da popularização do tratamento contra depressão e ansiedade, a tecnologia se torna ferramenta na criação de terapias alternativas com fim de minimizar os efeitos causados por tais doenças, podendo criar um local seguro para uma viagem criativa em seu auto-conhecimento.

Na instalação existe um oráculo em cubo que pode ser ativado pelo usuário, no qual as palavras discorridas foram escritas pela artista durante a utilização do enteógeno.

ORACULOSYBIN

Diante aos avanços tecnológicos e a liquidez das relações digitais, essa parte do projeto visa reproduzir os efeitos visuais criados em ambiente de realidade aumentada também no metaverso. 

 

Oráculocibina faz alusão a substância psilocibina e as Sibilas, que na antiguidade tratava-se de mulheres oraculares a quem se atribuíam o dom da profecia, e também Maria Sabina. Essa reprodução é realizada em uma sala que consta com vídeos espalhados nas quatro paredes, no teto e no chão, com um cubo em seu centro no qual ocorre uma performance imaterial no qual esse cubo, guia a experiência atravês da fala com um enredo subjetivo. Ao fundo uma música neuroestimulante é tocada para potencializar a experiência sensorial.

 

A idéia dessa instalação no metaverso, especificamente o CryptoVoxel é a democratização dessa experiência, também podendo ser um refúgio para pessoas que estão precisando de um lugar seguro e podem encontrar nessa experiência sensorial algum alívio.

Psilocybin Diary

O Diário da psilocibina, foi um estudo de campo utilizando variadas quantidades de variadas espécies de cubensis. O intuito foi variar os estímulos visuais e sensoriais causados pela psilocibina e transmitir em pinturas, numa tentiva de extração subjetiva dos efeitos visuais causados pela substancia.

@HIFACYBE.COM